O Parque Natural da Arrábida
Atualmente, o Parque Natural da Arrábida engloba duas áreas protegidas: a parte terrestre, com o mesmo nome, que engloba todas as zonas montanhosas desde Setúbal até ao Cabo Espichel, e também a parte marinha, denominada Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, que se estende ao longo de quase toda a costa da Arrábida, desde a Praia da Figueirinha até à zona do Cabo Espichel.
Toda a paisagem montanhosa desta costa única é caracterizada pelas escarpas rochosas calcárias e pelo bosque mediterrânico em estado primitivo, caso raro em Portugal, albergando uma grande biodiversidade, incluindo algumas espécies endémicas, como é o caso do Trovisco do Espichel (planta).
No Parque Marinho, existem zonas com condições excecionais para a preservação de espécies ameaçadas, como por exemplo o cavalo marinho. Uma dessas zonas é a Pedra da Anixa, uma pequena ilha rochosa inserida na baía do Portinho da Arrábida. Além de uma presença marcante na paisagem, a Pedra da Anixa tem um papel decisivo na subsistência de várias espécies de peixes e também de aves marinhas.
Desde a sua criação, o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha tem apresentado resultados muito interessantes na preservação e recuperação de algumas espécies marinhas que compõem os seus ecossistemas. Desta forma, a Sado Emotion compromete-se a fazer uma utilização responsável dentro das áreas de navegação do Parque Marinho, sensibilizando todos os visitantes para a importância da sua preservação.